A Internet é uma rede de computadores que pode ser traduzida como o local onde que se encontra uma série de informações, além de um ponto de encontro virtual em que a interação anônima ou assinada leva a um compartilhamento de informações e participação numa construção intensa do conhecimento e um despertar constante de novas buscas, numa intensa rede de compartilhamento.
Com a vinda da informática na escola, a busca por novos saberes e a utilização das várias ferramentas está exigindo do professor uma formação continuada e porque não dizer penosa.
O uso da Internet pode ser um meio eficaz de preparar os alunos para o mundo virtual e tecnológico, de forma crítica, levando-o a analisar tudo o que lhe é oferecido através das imagens virtuais e do mundo.
Sabemos que, antes de conhecer a escrita na escola, a criança já convive com ela, e antes mesmo de atentar à palavra escrita, sente-se atraída pela imagem, pelo colorido, pelas propagandas visuais que lhe dizem muito mais do que a escrita.
Vivemos numa realidade, em que as imagens falam, formam, desvirtuam e até mesmo escrevem na nossa imaginação; nós nos deparamos com o consumismo e, muitas vezes, somos levados por ele.
Como educadores, devemos trazer esse mundo para nossa escola, deixar de ser alienados e ousar, deixando a realidade vir à tona, já que assim poderemos ajudar nossos alunos a despertar o senso crítico, avaliando numa imagem, o seu verdadeiro significado e se tem alguma importância ou influência para sua vida. Desse modo, estaremos formando indivíduos críticos, capazes de ler, interpretar, avaliar o mundo em que vivem.
A tecnologia está em alta, o mundo está passando por uma revolução tecnológica, vemos casos positivos e negativos na Internet, e o nosso aluno está inserido nessa mídia tecnológica, uma das mais completas, em que as imagens são repassadas sem censuras e de forma prazerosa, em que o ser humano é levado a um infinito mundo real e irreal.
A Internet além de ser um mundo de informação é também um meio de interação entre escola e educação. Por isso tanto o aluno quanto o professor devem estar se adequando a essa nova sociedade para melhorar o desempenho no processo ensino-aprendizagem.
Texto coletivo elaborado pelos alunos do Curso Normal Superior da Unidade Pedagógica de Camacan, Bahia, em cumprimento da atividade da tutoria dois da Disciplina Educação e Novas Tecnologias, contendo as seguintes palavras: Tecnologia, escola, escrita informática, conhecimento, Internet e Interação.
1 comment:
Olá pessoal, o texto ficou ótimo!!!
Estou orgulhosa de vocês!!!
Post a Comment