Saturday, May 21, 2005
Como estamos trabalhando com resumos resolvi postar este texto que tirei daqui: http://quiron.zip.net/
A DIFÍCIL ARTE DE SIMPLIFICAR E RESUMIR TEXTOS CIENTÍFICOS
Textos Científicos são escritos numa linguagem de difícil compreensão para o grande público. Torna-se necessário simplificá-los tornando-o mais acessíveis.
Observem abaixo os estágios desta SIMPLIFICAÇÃO:
TEXTO ORIGINAL:
O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum (Linnaeus), isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e arestas retilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifira (Linnaeus). No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena deformidade que lhe é peculiar.
PRIMEIRO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO:
A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.
SEGUNDO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO:
O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.
TERCEIRO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO:
Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.
QUARTO ESTÁGIO DA SIMPLIFICAÇÃO:
Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.
ESTÁGIO FINAL DA SIMPLIFICAÇÃO:
Rapadura é doce, mas não é mole, não!
Este texto foi passado por mim na tutoria de ontem (sexta-feira), para descontrair e mostrar aos alunos como pode ser feito um resumo (rsrsrs).
Espero que todos tenham gostado e se divertido pois a intenção era apenas esta.
Agora que quase todos já fizeram a prova, (falta ainda as turmas de Matemática e Biologia) espero que estejam mais tranqüilos.
Desejo um fim-de-semana de muita paz.
Bjs Hilma Becker
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Olá Classe!!!! Adorei o texto. Vou pegar emprestado pra passar pra minha turma. Falei com eles sobre o blog e todos acharam a idéia "massa". Breve criaremos um também. Visitei o do Quiron e adorei. Uma boa semana para todos. Bjs. Cl
O texto é ótimo, gostei muito, só me falta a capacidade de fazer um resumo deste.
Olá Carmen Lúcia e "Anônimo", Que bom que vocês gostaram do texto. Carmen estou aguardando o seu blog. E "Anônimo", claro que consegue.Você pode tudo que quiser. Não duvide nunca de sua capacidade. Bjs
A capacidade de fazer um texto como este não é só saber é também praticar. Estou neste caminho e espero um dia escrever direitinho.
Hilma, parabéns pela iniciativa; tomara que dê muito certo e todos os seus alunos se encantem e aprendam com a blogosfera! Beijos!
Post a Comment